domingo, 25 de maio de 2008

Festa Junina


FESTAS JUNINAS
(RAQUEL MELO DA SILVA)
NAS FESTAS JUNINAS
TEM:QUENTÃO,
BALÃO E PINHÃO.
TEM QUE DANÇAR, CASAR,
FESTEJAR E NÃO PERDER O LUAR.
TEM BRINCADEIRAS,
FESTEIRA, FOGUEIRA
E BANDEIRA.
E NÃO PODE FALTAR PIPOCA,
TAPIOCA E PAÇOCA.
E O SANTO ANTONIO
É O SANTO CASAMENTEIRO.
SÃO PEDRO É O SANTO
QUE TEM AS CHAVES DO CÉU.
E NAS FESTAS DE SÃO JOÃO
NÃO PODE FALTAR FOGUEIRA
E NEM BALÃO.

Essa sugestão de convite eu encontrei na net.

Essas e outras brincadeiras Juninas você encontra no site: http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp Aproveita e dá uma olhada.


Brincadeiras de Festa Junina

Algumas brincadeiras valendo prendas, para o dia da festa junina:

Acertar no alvo

Cada jogador recebe três bolinhas e, de uma certa distância, procura jogá-las dentro da boca de um grande caipira, desenhado em cartolina.

Catar amendoim

Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoim colocados à sua frente, a uma certa distância, e levá-los para seu lugar, junto à linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro reúne os cinco grãos.

Corrida de funis

Introduzir numa corda, dois funis, com a parte mais fina voltada para um laço feito no centro. Os jogadores terão que, apenas soprando, levar os funis até o laço.

Colocar bigode no caipira

Desenhar o rosto de um caipira. Cada jogador, de olhos vendados, tentará colocar um bigode. Vencerá o que mais se aproximar do objetivo.

Corrida do saci

Riscar no chão duas linhas paralelas e uma linha de chegada. Ao sinal combinado, as crianças saem pulando num pé só, em direção à linha de chegada.

Corrida de sacos

Semelhante à corrida do saci, fazendo cada jogador o percurso com o corpo enfiado em um saco, bem preso à cintura.

Ovo na colher

Cada criança corre equilibrando um ovo cozido numa colher.

Corrida de três pés

Feita em duplas. Onde se amarra a perna esquerda de um à direita do outro e, assim, correrão até a chegada.

Corrida de Sapatos

Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que são recolhidos, embaralhados e enfileirados a uma distância de uns dez metros.Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.

Carrinho de Mão


Traçam-se duas linhas paralelas a uma distância de cinco metros uma da outra: a linha de partida e a linha de chegada. Os jogadores formam duas fileiras, uma atrás da outra.A um primeiro sinal, os jogadores que estiverem na fileira da frente apóiam as mãos no solo, estendendo ao mesmo tempo as pernas para trás. Os jogadores da retaguarda elevam as pernas dos companheiros, ficando entre elas e segurando-as à altura do joelho. A um segundo sinal, os jogadores correm em direção à linha de chegada.Os jogadores que caírem durante a corrida serão desclassificados. Ganhará a dupla que alcançar primeiro a linha de chegada.

Maçã na Tinta de Água


Pega-se uma tina ou bacia de boca larga, coloca-se sobre uma superfície à altura da cintura, e enche-se de água. Colocam-se dentro algumas maçãs, para que fiquem boiando. Os jogadores precisam então, morder uma das maçãs sem a ajuda das mãos, que devem ser mantidas às costas. Quem conseguir morder a maçã ganha uma prenda.

Dança da Laranja


Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

(RUIZ, Corina Maria Peixoto. Didática do folclore)

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