Olá! Esse roteiro foi retirado do blog: Ensinando e Aprendendo com Tia Rose: http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/ Vale a pena conferir tudo que está postado por lá!
Roteiro para a Observação do Material Escolar
Nome: _________________________________
Data de Nascimento : _____________________________
Endereço da Escola: __________________________________________
Inicio da Alfabetização : _________________
Idade: ____________
A - Caderno
I - Aspecto Geral
a) Organização
Separa atividades diferentes com algum sinal ( ) sim ( ) não
Coloca titulo nas diversas matérias ( ) sim ( ) não
Respeita Margens ( ) sim ( ) não
b) Limpeza
Os erros são apagados com borracha ( ) sim ( ) não
Risca os erros ( ) sim ( ) não
Mancha a folha quando apaga ( ) sim ( ) não
Rasga a folha com a borracha ( ) sim ( ) não
Dobra as pontas da folha do caderno ( ) sim ( ) não
Faz riscos inúteis no caderno durante as atividades ( ) sim ( ) não
II - Outros Aspectos Formais
A letra é: Angulosa ( ) Redonda ( )
Tamanho da letra: Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( )
Separa adequadamente as palavras : ( ) sim ( ) não
Os espaços entre as letras na constituição das palavras são proporcionais ( ) sim ( ) não
Diferencia bem as letras altas (exemplo T ): baixas (exemplo p) e ao nível da linha (exemplo n ) ( ) sim ( ) não
Usa letras impressas e manuscritas, conjuntamente. ( ) sim ( ) não
A pressão do lápis é adequada ( ) sim ( ) não
III - Conteúdo
A - Redação
A estrutura logicamente as idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão) ( ) sim ( ) não
O vocabulário aplicado é adequado ao seu nível de idade ( ) sim ( ) não
Apresenta idéias criativas, sem no entanto sai do tema proposto ( ) sim ( ) não
Erros ortográficos ( ) sim ( ) não
Letras: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão ( )
Silabas: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão ( )
B - Palavras
Omissão ( ) Inversão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Usualmente completa as copias: ( ) sim ( ) não
C - Ditado
Erros de Ortografia:
Letras: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão de detalhes ( )
Silabas : Inversão ( ) Omissão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Palavras: Omissão ( ) Inversão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Emprega adequadamente as regras gramaticais:
Pontuação : ( ) sim ( ) não
Acentuação: ( ) sim ( ) não
Concordância ( ) sim ( ) não
Geralmente, completa os ditados : ( ) sim ( ) não
D - Aritmética
Escreve corretamente os números ( ) sim ( ) não
Qual é o erro cometido ____________________________________________
Há dificuldade na resolução dos problemas ( ) sim ( ) não
Explique a dificuldade ____________________________________________
Dificuldade na adição : ( ) sim ( ) não
Dificuldade na subtração: ( ) sim ( ) não
Dificuldade na multiplicação: ( ) sim ( ) não
Dificuldade na divisão: ( ) sim ( ) não
Geralmente completa as tarefas, nesta área: ( ) sim ( ) não
E - Estudos Sociais e Naturais :
Interpreta corretamente os textos : ( ) sim ( ) não
Compreende mapas: ( ) sim ( ) não
Compreende legendas : ( ) sim ( ) não
F - Artes
Desenhos
Os traços nos desenhos são adequados: ( ) sim ( ) não
Os recortes são adequados : ( ) sim ( ) não
A colagem é adequada ( ) sim ( ) não
A pintura é adequada ( ) sim ( ) não
No geral apresenta bom nível de criatividade: ( ) sim ( ) não
IV - Livros
São motivadores ( ) sim ( ) não
Seguem ordem de complexidade crescente ( ) sim ( ) não
O método de alfabetização é adequado as dificuldades especificas da criança ( ) sim ( ) não
V - Correção da Professora:
Risca o caderno do aluno assinalando os erros ( ) sim ( ) não
É indicada a forma correta como modelo para o erro de escritas ( ) sim ( ) não
A correção corresponde ao desempenho do aluno ( ) sim ( ) não
A correção é feita pelo próprio professor ( ) sim ( ) não
VI - Observações Complementares:
Esse roteiro a tia Rose recebeu da Tia Valerí Pereira - Professora de Educação Infantil. E por achar interessante resolveu compartilhar conosco.
Roteiro para a Observação do Material Escolar
Nome: _________________________________
Data de Nascimento : _____________________________
Endereço da Escola: __________________________________________
Inicio da Alfabetização : _________________
Idade: ____________
A - Caderno
I - Aspecto Geral
a) Organização
Separa atividades diferentes com algum sinal ( ) sim ( ) não
Coloca titulo nas diversas matérias ( ) sim ( ) não
Respeita Margens ( ) sim ( ) não
b) Limpeza
Os erros são apagados com borracha ( ) sim ( ) não
Risca os erros ( ) sim ( ) não
Mancha a folha quando apaga ( ) sim ( ) não
Rasga a folha com a borracha ( ) sim ( ) não
Dobra as pontas da folha do caderno ( ) sim ( ) não
Faz riscos inúteis no caderno durante as atividades ( ) sim ( ) não
II - Outros Aspectos Formais
A letra é: Angulosa ( ) Redonda ( )
Tamanho da letra: Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( )
Separa adequadamente as palavras : ( ) sim ( ) não
Os espaços entre as letras na constituição das palavras são proporcionais ( ) sim ( ) não
Diferencia bem as letras altas (exemplo T ): baixas (exemplo p) e ao nível da linha (exemplo n ) ( ) sim ( ) não
Usa letras impressas e manuscritas, conjuntamente. ( ) sim ( ) não
A pressão do lápis é adequada ( ) sim ( ) não
III - Conteúdo
A - Redação
A estrutura logicamente as idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão) ( ) sim ( ) não
O vocabulário aplicado é adequado ao seu nível de idade ( ) sim ( ) não
Apresenta idéias criativas, sem no entanto sai do tema proposto ( ) sim ( ) não
Erros ortográficos ( ) sim ( ) não
Letras: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão ( )
Silabas: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão ( )
B - Palavras
Omissão ( ) Inversão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Usualmente completa as copias: ( ) sim ( ) não
C - Ditado
Erros de Ortografia:
Letras: Inversão ( ) Troca ( ) Acréscimo ( ) Omissão de detalhes ( )
Silabas : Inversão ( ) Omissão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Palavras: Omissão ( ) Inversão ( ) Acréscimo ( ) Troca de letras ( )
Emprega adequadamente as regras gramaticais:
Pontuação : ( ) sim ( ) não
Acentuação: ( ) sim ( ) não
Concordância ( ) sim ( ) não
Geralmente, completa os ditados : ( ) sim ( ) não
D - Aritmética
Escreve corretamente os números ( ) sim ( ) não
Qual é o erro cometido ____________________________________________
Há dificuldade na resolução dos problemas ( ) sim ( ) não
Explique a dificuldade ____________________________________________
Dificuldade na adição : ( ) sim ( ) não
Dificuldade na subtração: ( ) sim ( ) não
Dificuldade na multiplicação: ( ) sim ( ) não
Dificuldade na divisão: ( ) sim ( ) não
Geralmente completa as tarefas, nesta área: ( ) sim ( ) não
E - Estudos Sociais e Naturais :
Interpreta corretamente os textos : ( ) sim ( ) não
Compreende mapas: ( ) sim ( ) não
Compreende legendas : ( ) sim ( ) não
F - Artes
Desenhos
Os traços nos desenhos são adequados: ( ) sim ( ) não
Os recortes são adequados : ( ) sim ( ) não
A colagem é adequada ( ) sim ( ) não
A pintura é adequada ( ) sim ( ) não
No geral apresenta bom nível de criatividade: ( ) sim ( ) não
IV - Livros
São motivadores ( ) sim ( ) não
Seguem ordem de complexidade crescente ( ) sim ( ) não
O método de alfabetização é adequado as dificuldades especificas da criança ( ) sim ( ) não
V - Correção da Professora:
Risca o caderno do aluno assinalando os erros ( ) sim ( ) não
É indicada a forma correta como modelo para o erro de escritas ( ) sim ( ) não
A correção corresponde ao desempenho do aluno ( ) sim ( ) não
A correção é feita pelo próprio professor ( ) sim ( ) não
VI - Observações Complementares:
Esse roteiro a tia Rose recebeu da Tia Valerí Pereira - Professora de Educação Infantil. E por achar interessante resolveu compartilhar conosco.
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