quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ENSINANDO AS VOGAIS COM MÚSICA




Letra A

Esta é a letrinha
que agora vou treinar.
Subo, desço, faço a volta,
redondinha vai ficar

A de abelhinha,
a de avião.
é a primeira letra,
não esqueço, não!

(Música - Fui no Itororó)




Letra E

Subo e faço um lacinho,
escrevo um e enroladinho. (bis)

Elefante tem rabinho
que é um e tão bonitinho!

Eu escrevo elefante
com um e bem elegante. (bis)

(Música - Peixe vivo)




Letra I

O i é uma letrinha,
muito fácilde traçar.
Sobe, desce, uma curvinha
e depois é só pingar!

A letra i -i - i
nas costas do siri
cantava tão alegre
fá - sol - lá - si - si.

(Música - Seu Juca)





Letra O


A letra o é redonda,
bem redondinha e levada.
Parece que tem bonezinho.
Mas que letrinha engraçada!

Viva, viva o ô de vovô!
Viva, viva o ó de vovó!

(Música - Samba-Lelê)



Letra U

Sobe, desce, uma curvinha,
sobe, desce outra vez.
Tra-la-la-la-lá!
A letra u já está prontinha
e com ela vamos cantar.

U de tatu.
de peru, angu,
u de Xampu
da peruca do urubu!

(Música - Pai Francisco)




As Vogais

Eu agora vou escrever
as vogais que eu aprendi:
gordinhas, com
voltinhas
ou magrinhas como o i.

O a que tem na arara,
o e do elefante,
o de ovo e ovelhinha,
falta o u tão elegante!

(Música - Terezinha de Jesus)


Fonte:
Azevedo, Dirce Guedes de
Um Jeito de Aprender Caligrafia / Dirce Guedes de
Azevedo - São Paulo: FTD, 1998. -
(Coleção: Um Jeito de Aprender Caligrafia.)





10 comentários:

THAÍS disse...

Adorei!!!!
Vou utilizar com meus pequenos!!!

Obrigada!!!

Anônimo disse...

estou no ultimo ano de pedagogia,e vou começar a dar aula em uma escolinha para o preII,peço tua ajuda pois, nao tenho noçao,por onde começar,rsrsr seu blog é encatador...meu e-mail: alvessilva22@gmail.um abraço...

Anônimo disse...

Seu blog é interessantíssimo!!!!!!
Muitas dicas para o dia a dia na escola.Reflexões de pesnadores maravilhosos ,que nos ajudam a continuar nessa missão tão ardua.
Parabéns.

Lucivane Costa disse...

Olá, inicialmente qro te parabenizar pelo blog, mta generosidade dividir sua experiência conosco. Eu gostei mto da ideia de como usar a musica para trabalhar as vogais cm os pequenos. Cm certeza te visitarei mais vezes. Bjo grande!!! Lucivane Costa, prfª de pré I e II seriado

Monica disse...

Amei!!!!!Chegou na hora certa!!!!

Anônimo disse...

Seu blog é simplesmente demais!!!
Gostei muito.
Sempre que puder darei uma expiadinha para me reabastecer.
Parabéns!!!
obrigada!!!
Ray

Anônimo disse...

amei suas dicas vou utilizar .obrigado

joanadarc@hotmail.com disse...

Gosto muito do seu cantinho...Tem sempre algo para nos ajudar..Beijos e obrigada por partilhar seus conhecimentos.

Anônimo disse...

adorei suas ideias!!! Beijossssssss

ℓιη∂α ℓιмα ღ disse...

Adorei...
Seu blog tá perfeito,
parabéns!!!