♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais.
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações.
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
2-Participação dos pais.
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações.
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível II: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas, através de experimentação de possibilidades, conseguindo encontrar várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível II: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta, mas limita na organização da informação.
Nível II: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta, mas limita na organização da informação.
3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.
4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.
Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global;
Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
FICHA AVALIATIVA:Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global;
Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão.
Nível II: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos, limita-se apenas em repetir.
5-Avalia o portfólio como um todo. Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:
- Forma de desenvolvimento do projeto;
FICHA AVALIATIVA:- Forma de desenvolvimento do projeto;
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I: Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível II: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.
Nível II: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.
6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I: Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível II: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação, não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I: Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível II: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação, não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS”
"Esta ficha varia de acoro com a sua classe"
ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)
ESCRITA DO NOME SEM APOIO. ESCRITA DO NOME COM APOIO
LEITURA DO ALFABETO.
A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ESCRITA DO ALFABETO.LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)
DESENHE A MAMÃE. COMPLETAR UMA FIGURA HUMANA
ÁREA DE CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO
DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (anônimo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário